terça-feira, 14 de abril de 2015

O País Ensimesmado





De tantos acontecimentos negativos, é natural um país ou os habitantes deste ensimesmarem-se, tornarem-se pensativos, introvertidos. Vou ressaltar os seguintes aspectos da realidade nacional que podem servir de ponto inicial para o começo de uma análise capaz de nos fazer pensar com os nossos botões:

1) Palavras de Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional " Cabe ao Congresso redistribuir o sacrifício, já que a sociedade não entenderá um ajuste bancado pelo contribuinte, sem que o Estado faça a sua parte. É hora de reduzir pela metade o número de ministérios, cortar cargos e tocar a reforma do Estado. É isso que o Brasil espera e todos nós. " 
Alguém esperava ouvir essas palavras do referido senhor, que já foi defenestrado do Senado uma vez, foi acusado de participar da roubalheira denominada Operação Lava Jato e foi de jatinho da FAB ao Recife fazer um implante capilar? É ou não caso de se pensar é muito a respeito?

2) a Rainha está nua... Qual o tipo de governo Brasileiro? Com a condução de Michel Temer a condição de coordenador político do governo, pode-se pensar na presidenta Dilma como uma rainha que reina, mas não governa. Espremida pelo presidente do Congresso Renan Calheiros, pelo presidente da câmara dos Deputados Eduardo do Cunha e agora tutelada pelo vice-presidente Michel Temer, todos do PMDB, Dilma está  no seu segundo mandato, com menos de cem dias de duração e segue agora em seu trono de rainha. Ressalte-se que 60% avaliam  como ruim ou péssimo o seu governo, agora reinado. É ou não é caso de se pensar a respeito?

3) Projetos políticos ou projetos de poder? Entorpece a mente perceber que partidos políticos digladiam-se não por projetos políticos e sim por projetos de poder. Levando a política ao balcão do clientelismo, do conluio, do fisiologismo e da corrupção mais vil. Entristece a alma ver um partido como o PT que em sua gênese teve como pilares pensadores como Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes, refestelar-se na lama da corrupção. É ou não é caso de se pensar a respeito?

4) tanto lá como cá... Enrije-se a alma e se embrutece a sensibilidade saber que a corrupção não paira apenas nas esferas federais e estaduais. Ela permeia as esferas municipais também. É normal neste país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, prefeituras desviarem verbas por meio de empresas de publicidade, por meio de compras de materiais de baixa qualidade e em quantidade maior que o necessário, desviando tanto da esfera educacional quanto da saúde, e criarem cargos de confiança para  empregar os apaniguados políticos. É ou não é caso de se pensar a respeito?

E assim, ensimesmado, vamos tocando a vida, uma vida que poderia ser aprazível nesse país continental do hemisfério sul torna-se dura, difícil, desgastante e pequena. Como dizia o poeta Carlos Drumond de Andrade: " Eta vida besta, meu Deus."