sexta-feira, 17 de julho de 2015

O sapo cozido aos poucos

"Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99."

 Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g
 Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso?
 
 Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.
 
 Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências.
 
 Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelo fabricantes e comerciantes em seus produtos.
 
 VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro ?Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?
 
 Veja o que estão fazendo conosco.

 Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais.
 Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas.
 Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras 
matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras.
 Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros.
 Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.
 Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.
 VEJA ESTE EXEMPLO: Uma HP D 3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00.
 
 Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido).
 
 Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica.
 
 Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta".
 
 Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).
 
 Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro.
 
 Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.
 
 Acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!
 A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por> R$75,00.Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$> 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00.
 Veja só: 13.636,00 , por um litro de tinta colorida,com este valor podemos comprar aproximadamente:
 - 300 gr de OURO;
  3 TVs de Plasma de 42';
  1 UNO Mille 2003;
  45 impressoras que utilizam este cartucho;
  4 notebooks;
 - 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja, 
 Está indignado? Então, repasse este texto adiante, pois os fabricantes alegam que o povo não reclama de nada