segunda-feira, 31 de agosto de 2015

12 pensamentos

I
Pense em quantas pessoas já sentaram do seu lado em um ônibus, metrô ou qualquer outro lugar. Agora, imagine quantas pessoas sentaram do seu lado de propósito, cruzando os dedos com a esperança de você falar com elas. Tenho certeza que alguém já fez isso. Tenho plena certeza que várias pessoas já te viram e queriam que você falasse com elas, mas você não falou porque nem você e nem elas tiveram coragem. Então não fique pensando que ninguém te ama. Houveram  varias vezes que estranhos te viram e pensaram:"nossa, ela é meu tipo", mas não tiveram coragem nem intimidade de puxar assunto e fazer essa confissão. E é engraçado, porque isso aconteceu e acontece todos os dias com você, mas você também não teve coragem de puxar assunto. Sua vida inteira pode mudar com um simples oi.

II
Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo. Para qualquer escolha segue alguma consequência, vontades efêmeras não valem a pena, quem faz uma vez não faz duas necessariamente, mas quem faz dez com certeza faz onze. Perdoar é nobre, esquecer é quase impossível. Quem te merece não te faz chorar, quem gosta cuida, o que está no passado tem motivos para não estar no seu presente, não é preciso perder para aprender a dar valor, e os amigos ainda se contam nos dedos. Aos poucos percebemos o que vale à pena, o que se deve guardar para o resto da vida e o que nunca deveria ter entrado nela. Não há como esconder a verdade e nem como enterrar o passado, o tempo sempre será o melhor remédio e seus resultados nunca são imediatos.

III
Penso que está faltando verdade nesse mundo. Falta esperança. Falta acreditarmos que podemos agradar aos outros sendo apenas quem somos. Sem ter que fazer mágica, pois a mágica está em poder viver bem consigo mesmo. Eu vou fechar os olhos e acreditar em um mundo mais bonito. É só....

IV
Sucesso é ter um emprego, meia dúzia de amigos fiéis, um pouco de lazer, algum estudo e a cabeça no lugar. Sonhar é bom e saudável, ler é uma delicia, imaginar cenas românticas acontecendo conosco é permitido e indolor, mas nada nos deixa mais vulneráveis do que cruzar a fronteira do imaginário. Ninguém sabe o que há do outro lado.

V
Para mim, algumas coisas são para sempre. Amigos por exemplo. A gente sabe que tem os de verdade, os que vão atravessar anos, estados, países, turbulências e mau tempo. E sabemos também que tem aqueles de momento. Uma pessoa pode ser muito sua amiga hoje, na aula de inglês, no trabalho, na primavera. Depois passa. É aí? Era amizade? Sim, era. Mas era aquela amizade de momento. E era verdadeira? Também era. Naquele momento. Vale também para relacionamentos e para a vida em si... Afinal ela é feita de quê?

VI
O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, inteligente, descolada, veste-se bem e é fã da banda que você gosta. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá ou pelo tormento que provoca.

VII
Você deixa um alfinete cair no chão do seu quarto e pensa: " daqui a pouco eu pego". Horas depois você se esquece, se distrai e acaba pisando em cima. Você sente uma dor terrível e  sabe que poderia ter evitado com um simples gesto, mas mesmo assim fica com ódio por ter se machucado assim, de forma tão idiota. Você se recusa a acreditar que algo tão inofensivo no momento possa te fazer algum mal. Se esquece que pequenas coisas podem causar dores insuportáveis, mas aprende que nem toda dor é física. 

VIII
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que a vida faça o resto. Aprendi que não importa quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu nunca vou conseguir convencê-las do contrário. Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

IX
 Quem é feliz não conta, não grita, não espalha aos quatro ventos. Quem é feliz, satisfaz-se por ser. E sabe que felicidade anda coladinha na inveja. Quem é feliz não precisa provar nada, simplesmente é. As pessoas felizes demais nunca me passaram confiança. Essa coisa de que a vida é uma festa e não existe nada errado, não me brilha aos olhos. Feliz é quem conhece o lado ruim e o respeita. Feliz é quem já foi infeliz. Somente quem já foi infeliz pode entender que a tristeza traz um punhado muito bom de aprendizados. Felicidade não é quem sorri mais alto, é quem sorri mais fundo.

X
O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me leva com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraíso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que apenas vivem 24 horas.

XI
As pessoas não têm paciência para  relacionamentos. Se está ruim elas simplesmente trocam. Não tentam, não se empenham, não lutam para dar certo. Não significa que temos que aceitar tudo que o outro nos dá, ou que temos que cruzar os braços para o que está errado. Mas o amor exige uma dose de sacrifício. O amor não é descartável. O amor não pode ser jogado fora. Não é possível fazer uma lipo no amor. A gente tem é que lutar por ele. Diariamente.

XII
Primeiramente se ame. Goste do seu corpo, da sua voz e do seu jeito. Aceite a mania que você tem de se apegar ou se desapegar. Goste do seu cabelo, seja ele ondulado, liso, crespo, enrolado... Fique contente ao se vestir, pois você se veste para si mesmo, para se agradar. Goste do seu andar e do seu falar, seja sua voz fina, grossa, rouca ou de qualquer outra maneira. Goste do seu andar, seja ele torto, reto, apressado ou lento. Ame o seu peso, e caso não se contente,  esforce-se até gostar. Contente-se com a sua altura. Contente-se com você e com o seu eu. Contente-se com os seus jeitos e manias. Goste do seu sorriso, mesmo sendo tortinho ou amareladinho, mas sorrir faz parte da felicidade. Goste da maneira como você gesticula ou pega gírias rapidamente. Goste do seu modo de sentir. Goste da sua maneira de demonstrar ou não o amor. Goste de você. Ame a si mesmo. Ame mesmo, para depois pensar em amar outro alguém.

Vida

Não sei.... Se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. 
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braços que envolvem, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa é outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura..... Enquanto durar.