segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Infância

O que é a infância? 
A infância é quando temos medo de alguma coisa - do bicho papão- por exemplo. 
Quando começamos a temer os livros de José de Alencar, por exemplo, já estamos na adolescência. 
Nossa infância, sabemos quando ela começa, mas reconhecemos que nossa infância não tem tempo para terminar. 
É na infância que começamos a abusar da palavra "nós". 
Nós nunca lembramos do nosso primeiro "soutien", mas nunca esquecemos o nosso primeiro par de peitos. 
É só na infância que podemos descobrir: os frutos do quintal do vizinho nunca tem bichos. 
Meu primo Fernando sempre pedia presentes no Dia das Crianças. Ele parou de pedir presentes no dia das crianças em que se tornou velho o suficiente para precisar de um barbeador.. 
A professora fazia a chamada: "Maura Cristiani" - Eu queria dizer "ausente" - mas eu não tinha feito teatro ainda. 
Jogo na quadra. Marcamos: 10 vira 20 termina. Scoreboard diz 19 a 19. O ponto Olímpico da vitória, esse eu nunca esqueci. Não é importante para ninguém. Só para mim. Infância ... 
E quando outras pessoas nos chamavam "crianças", nós os odiávamos, e queríamos crescer o mais rapidamente possível, amanhã ... 
Depois que crescemos, mesmo que só um pouquinho, como infelizmente é o meu caso, descobrimos, ao mesmo tempo que outras coisas que a nossa infância nunca termina. As memórias daquele tempo, levam mais tempo do que o tempo que levamos para crescer. 

Depois que somos considerados "adultos", descobrimos que o que parecia ser esperteza é apenas ambição e o que parecia infantilidade é apenas inocência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário